1. vocabulário
s.m.
1.
conjunto de termos que são característicos de determinado campo de conhecimento ou atividade, e sua
codificação, com ou sem definições; glossário.
2.
conjunto dos vocábulos de uma língua; léxico.
Na série, as gravuras trazem a imagem de um coração humano “duplo” e uma série de objetos de uso comum, normalmente utilizados com a finalidade de cortar, ferir, separar, destruir ou reparar algo – tesoura, martelo, machado, flecha, alicate, alfinete e outros.
Quando criança, o artista ganhou de sua avó materna um dicionário ilustrado de 1945 que pertencia à mãe dela (Dicionário Prático Ilustrado – Ed. Lello). Este dicionário trazia uma parte com vocábulos e outra com verbetes sobre História, Geografia e Mitologia, todos ricamente ilustrados. Ali, entrou em contato com coisas que, até então, não conhecia e, sendo novas, eram cercadas de curiosidades e simbolismos. Ao dar forma a uma produção artística, Julian Campos passou a produzir imagens que reverberam a experiência com esse tipo de material gráfico, como dicionários ilustrados, ilustrações de enciclopédias e atlas de anatomia humana, explorando este lugar simbólico.
A montagem deste políptico, tem como objetivo potencializar a percepção deste vocabulário visual junto ao público. Afinal, o que a imagem de um coração humano “duplo” pode simbolizar? E o mesmo coração duplo sendo atravessado por uma faca de cozinha, quais sentimentos esta imagem desperta? E quando o coração está somado a uma chave antiga, quais memórias pode provocar?